Afinal, como ser contemplado no consórcio?

Quando uma pessoa decide adquirir um bem por meio de consórcio, é importante que ela se programe, pois trata-se de uma compra planejada. A contemplação pode ocorrer entre o primeiro e o último mês do plano contratado e não há como determinar com exatidão quando isso acontecerá.

No entanto, não é preciso contar apenas com a sorte nesse momento, visto que no consórcio da Porto Seguro existem outras formas de ser contemplado de maneira mais rápida. Se você quiser conhecer mais sobre consórcios, acompanhe este post, pois vamos apresentar todos os detalhes sobre o assunto.

Como é feita a contemplação?

Os consórcios podem ser feitos para adquirir diferentes bens, uma vez que há consórcio de carros, imóveis, caminhões e máquinas agrícolas, entre outros, e existem diferentes formas de ser contemplado e adiantar o recebimento do crédito. Confira!

Sorteio

Todas as pessoas que participam de um consórcio contam com a mesma chance de serem contempladas, desde que não estejam devendo nenhuma parcela. Assim, uma maneira de ser contemplado é por meio dos sorteios que ocorrem todos os meses durante as assembleias e são feitos pela Loteria Federal.

Lance Livre

Um participante que deseja agilizar o recebimento de sua carta de crédito pode avisar a administradora sobre o lance que deseja ofertar antes da realização da assembleia e informar qual é o valor que pretende pagar além da parcela mensal.

Em geral, os lances funcionam como um leilão, vencendo quem oferta o maior percentual. Contudo, só é preciso pagar o valor, o cliente que for sorteado.

Lance fixo

No lance fixo, a empresa administradora do consórcio reúne todos os participantes que estão interessados em competir dando o mesmo valor como lance e determina o número de parcelas que são necessárias para adiantar a contemplação com valores fixos.

Lance embutido

No lance embutido, que é muito utilizado nos consórcios imobiliários, a administradora determina uma porcentagem da carta de crédito. Nessa modalidade, o participante recebe um valor menor do que está previsto na carta de crédito, pois utiliza parte da quantia para realizar o lance embutido.

Como ser contemplado no consórcio?

Agora que você já sabe as maneiras que a contemplação pode ser feita, veja como ser contemplado no consórcio.

Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um ótimo aliado para que o participante seja contemplado no consórcio mais rápido, pois, ao se organizar, é possível quitar as prestações antes do previsto.

Para tanto, o ideal é realizar uma planilha de controle de gastos e tentar economizar em diferentes setores, guardando os valores na poupança ou em fundos de investimento, por exemplo. Após juntar uma quantia que seja suficiente para dar um bom lance, é possível ser contemplado antecipadamente.

Mantenha a cota em dia

O participante que paga as suas cotas regularmente ajuda a manter a saúde financeira do grupo como um todo, o que, consequentemente, proporciona o maior número de contemplações possíveis.

Além disso, para participar das assembleias que são realizadas mensalmente, é preciso estar com o pagamento das parcelas em dia. Se surgir algum imprevisto, o ideal é que o participante do consórcio entre em contato com a administradora e busque negociar os seus débitos para que a contemplação não tenha que ser adiada.

Avalie a entrada em um grupo em andamento

Em alguns casos, pode ser interessante participar de um grupo que já está em andamento, uma vez que ele já conta com um histórico de lances e com integrantes que já foram contemplados e, dessa maneira, não entrarão na disputa com você.

Contudo, é fundamental verificar as suas características antes de entrar em um grupo que já está em andamento para não ingressar em um que conta com lances muito superiores ao que você pode ofertar, por exemplo.

Atente-se ao calendário

Alguns meses do ano são mais propícios para dar lances do que outros. Isso ocorre em virtude de outras despesas e de datas comemorativas. Em meses de férias escolares como julho, muitas pessoas utilizam o dinheiro de outras formas, o que diminui a concorrência e aumenta as chances de contemplação.

Como cada grupo conta com diferentes particularidades, o ideal é fazer uma análise antes de realizar as antecipações, pois é comum que datas específicas sejam mais concorridas para ofertar lances, como os meses de novembro e dezembro em razão do pagamento do 13º salário. Nesse caso, o ideal é guardar o montante recebido por alguns meses para que as chances de contemplação sejam maiores.

Conheça bem o seu grupo

Pesquisa e planejamento sempre são importantes e uma boa maneira de realizar tal feito é conhecendo o seu grupo. Para tanto, é possível solicitar à administradora o extrato de contemplações do grupo a fim de analisar o valor dos lances vencedores, quantas contemplações têm sido feitas por mês e a média de parcelas oferecidas.

Pague por meio do lance embutido

Nessa modalidade é possível usar uma parte do valor do plano contratado para compor o valor ofertado como lance. Assim, se vencer, o percentual do lance embutido é descontado do valor a receber, mas se a contemplação não ocorrer, não ocorrem mudanças com a carta de crédito.

Use o FGTS no lance em consórcio de imóveis

No consórcio de imóveis é possível utilizar o fundo de garantia para dar lances nos consórcios. Contudo, é preciso observar as regras da Caixa Econômica Federal sobre o tema, as quais podem ser consultadas no Manual do FGTS, disponibilizado pela instituição.

Potencialize suas chances de ser contemplado

Por fim, uma das melhores maneiras de ser contemplado rapidamente é desenvolvendo uma estratégia para o leilão. Para tanto, o ideal é analisar por alguns meses o valor do lance vencedor das últimas rodadas, juntar um montante relevante e dar o lance nos períodos em que a tendência é a concorrência ser menor.

Agora que você sabe como ser contemplado no consórcio, coloque as nossas dicas em prática para que seja possível usufruir do bem que você pretende adquirir o quanto antes.

Se você gostou do post, nos siga nas redes sociais (FacebookTwitterYouTubeLinkedIn e Instagram) para receber a atualização dos nossos novos artigos!

Entendeu como funciona? Que tal conhecer o Porto Seguro Consórcio?

Clique aqui »