7 livros sobre finanças para se transformar em um investidor

Ao longo da nossa vida, muitos são os percalços que podem prejudicar a situação financeira, não é mesmo? Seja porque não sabemos lidar com as economias, por conta de um imprevisto ou porque não temos noção sobre o que é preciso para começar a investir.

Se está passando por este tipo de problema e deseja passar de devedor para investidor, este post é para você! Nele, listamos 7 livros incríveis que vão ajudá-lo a aprender noções de educação financeira, investimentos, aquisição de patrimônios, entre muitos outros temas relevantes e do seu interesse. Confira:

7 dicas de livros sobre finanças

1. Economizar sem perder o prazer de Viver — Cleiton Oliveira

Quando você se imagina com uma vida econômica estável, o que te vem à cabeça? Certamente, é ter tranquilidade financeira para ter uma vida de qualidade, estamos certos?

Portanto, o ideal é que você aprenda a evitar gastos desnecessários e que afetam de maneira direta as suas finanças. No entanto, assim como você vai aprender com o livro de Cleiton Oliveira, é preciso saber economizar sem perder o prazer de viver.

No livro, o autor nos ensina um método que possibilita a realização de sonhos e conquista de objetivos, como a compra de um patrimônio, sem perder a estabilidade financeira. Parece mentira, mas é, sim, possível. Com base na própria experiência e nos ensinamentos que compartilhou com seus clientes, este livro tem muitas informações úteis e práticas para você!

2. A Cabeça do Investidor — Vera Rita de Mello Ferreira

Quer algo melhor do que a cabeça de um investidor para aprender a se tornar um? Dessa forma, o acesso para informações imprescindíveis estará irrestrito, dependendo apenas de você para colocar em prática tudo o que aprendeu.

Em “A cabeça do investidor”, a autora Vera Rita de Mello Ferreira compartilha com o leitor a importância de conhecer as próprias emoções para ser capaz de investir de maneira estratégica e inteligente.

3. Rápido e Devagar: duas Formas de Pensar — Daniel Kahneman

Quer aprender a fazer escolhas adequadas e financeiramente responsáveis para o seu orçamento? Então leia este livro a aprenda com Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de Economia.

Em seu livro, Kahneman explica que duas formas de pensar costumam controlar a nossa mente: uma rápida e outra devagar. Para fazer escolhas acertadas, é preciso haver um equilíbrio, pois enquanto o pensamento devagar é mais lógico e tático, quando nos deixamos levar pelas emoções ou de maneira intuitiva, é porque fizemos uma definição de maneira rápida.

Aprender a diferenciar essas situações e a lidar com elas fará diferença não apenas na sua vida financeira, mas, também, profissional e pessoal.

4. As Ferramentas dos Titãs — Timothy Ferriss

O autor deste livro, Timothy Ferriss, é famoso pelo seu podcast. Nele, entrevista personalidades e a cada novo episódio muitos são os ensinamentos e as dicas incríveis que são compartilhadas — e em seu livro não é diferente.

Nesta obra, o autor divide com a gente algumas das melhores entrevistas feitas em seu podcast, de modo que você aprenda a ser mais produtivo, saiba o que pode estar faltando para alcançar o sucesso em sua jornada e se sinta mais motivado para ser criativo.

Para você ter ideia, terá acesso a conversas que Tim teve com atletas, artistas e cientistas, famosos como Arnold Schwarzenegger, e investidores como Ben Horowitz.

5. Pai rico, Pai pobre — Robert Kiyosaki

Se tem um livro que vira e mexe está presente na lista dos mais vendidos é “Pai rico, Pai pobre”. Robert Kiyosaki dividiu com seus leitores informações simples, mas que fazem a diferença na vida das pessoas, além de ter deixado clara a necessidade de ter um planejamento de finanças pessoais.

Ao ler o conteúdo desta obra, você vai aprender a fazer escolhas, pois sabe que cada uma pode levá-lo a uma situação financeira diferente: ser rico, pobre ou classe média.

Além disso, vai saber como passar esses conhecimentos para os seus filhos, de modo que eles também tenham ciência do que fazer para alcançar a estabilidade financeira e o sucesso econômico.

6. Casais inteligentes enriquecem juntos — Gustavo Cerbasi

Esta dica é voltada para quem já está casado ou divide as responsabilidades financeiras da casa com uma outra pessoa. De nada adianta se você é responsável e leva uma vida harmônica, sem gastar com supérfluos, economizando e investindo de maneira adequada, se o seu companheiro (a) gasta de maneira impensada e sem considerar que imprevistos podem acontecer.

Foi pensando nisso que o autor, Gustavo Cerbasi, escreveu “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Assim como em outros aspectos da vida a dois, é preciso ter parceria para lidar com as finanças, de modo que, juntos, vocês consigam prosperar. Para você ter noção, uma das maiores causas de divórcio são os problemas financeiros.

Para evitar esse tipo de situação, Gustavo aborda alguns tópicos ao longo do livro, como:

  • o que fazer para ter um plano de previdência;
  • como adquirir patrimônios;
  • de que forma dividir as finanças do casal;
  • auxílio na educação dos filhos;
  • qual a melhor forma de lidar com a herança.

Além disso, na versão mais recente da obra, há também uma parte dedicada àqueles casais que estão se preparando para viver a dois, para que essa nova fase da vida seja iniciada da melhor forma possível!

7. Dinheiro é um Santo Remédio — Conrado Navarro e André Massaro

A fatura do cartão de crédito pode ser bem assustadora, não é mesmo? Ainda mais naqueles meses em que os gastos superam o limite, o simples fato de abri-la pode deixá-lo sem ar!

Mas isso não precisa mais ser algo comum em sua rotina. Saiba lidar com suas economias e afaste de vez o fantasma das dívidas. Com este livro, dinheiro não vai ser mais um tópico complicado em sua vida, mas, sim, muito bem resolvido.

Os autores vão compartilhar algumas noções de investimentos para principiantes e este material vai servir como um manual de consulta. Ao seguir as orientações, o dinheiro deixará de ser um problema e se tornará uma solução!

Esperamos que essas dicas de livros sobre finanças possam ajudá-lo a potencializar os seus conhecimentos sobre investimentos e que você se sinta preparado para transformar a sua vida financeira para melhor!

O que achou das nossas dicas? Já conhece esses livros sobre finanças? Se quer mais dicas como essas, siga a gente nas redes sociais, pois estamos sempre compartilhando informações do seu interesse! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e Instagram!