Gentileza no trânsito: como ela melhora a rotina de motoristas e pedestres

O trânsito nas cidades pode ser visto, muitas vezes, como algo desgastante. Mas ações de gentileza e respeito mútuo podem mudar este sentido, dando mais qualidade para a saúde, para o aproveitamento do tempo e para a vida em comunidade. Acompanhe nosso artigo e entenda o quanto vale a pena ser gentil no trânsito.

O trânsito fica mais fluido

A gentileza urbana passa por um conjunto de ações que faz com que a qualidade de vida das pessoas melhore em amplo sentido, e existem várias formas de praticá-la em nosso dia a dia.

Um trânsito mais fluido pode ser o resultado de mudanças em nosso comportamento. Algumas ações podem ser: combinar caronas com pessoas que têm destinos diários parecidos com o seu, optar por fazer saudáveis caminhadas, utilizar bicicletas ou até mesmo aproveitar possibilidades com o transporte público, caso seja possível.

Este conjunto de sugestões provoca a diminuição de carros na rua e impacta diretamente na mobilidade urbana, na felicidade das pessoas e em outros aspectos dos quais falaremos mais a seguir.

A qualidade do ar melhora

Optar por transportes alternativos e reduzir o número de veículos nas vias públicas, além de contribuir com a fluidez no trânsito, melhora a qualidade do ar. A contribuição com a nossa saúde é enorme, no sentido de diminuir bastante a incidência de doenças respiratórias e problemas com patologias de pele causadas pelo efeito estufa.

O trajeto se torna mais rápido

Evitar práticas como fechar cruzamentos, perder o foco na direção ao utilizar o celular em meio ao trajeto, parar em cima da faixa de pedestre, ou ficar mudando de faixa sem propósito e sem sinalização, pode ajudar a tornar a viagem mais rápida. Quando as leis de trânsito são respeitadas por todos, o tráfego fica mais uniforme em toda a localidade, tornando o trânsito mais ágil.

O convívio social se torna mais pacífico

Quando adotamos práticas gentis no trânsito, como oferecer passagem para quem está mais rápido, permitir que pessoas que estão nas laterais das ruas com a intenção de atravessar possam cruzar a via, ou evitar buzinar sem necessidade, tornamos o convívio entre todos mais leve, mais pacífico. O normal do ser humano é retribuir boas ações de forma calorosa, e as pessoas acabam contaminadas por bons sentimentos quando percebem que existem pessoas gentis à sua volta.

E você? Quais práticas de gentileza no trânsito tem adotado para que a vida de todos melhore em função das boas atitudes? A mudança começa por nós mesmos.