Entenda quais são os direitos e os deveres dos ciclistas no trânsito

Direitos e Deveres dos Ciclistas no Trânsito

Hoje em dia, muito ouvimos falar sobre a importância das bicicletas no transporte urbano, por ser uma opção mais sustentável e saudável para o caos no trânsito, especialmente nas grandes metrópoles.

Como em nosso país as ciclovias começaram a ser implantadas recentemente, são muitas as pessoas que ainda têm dúvidas a respeito. Entenda um pouco mais sobre esse assunto e confira quais são os direitos e os deveres dos ciclistas no trânsito:

Direitos

Os ciclistas possuem diversos direitos que precisam ser conhecidos e respeitados. Em países onde o uso das bicicletas no trânsito é mais comum e antigo, a população obedece essas regras de forma natural e raramente vemos algum problema ou discussão. Para evoluirmos nesse cenário, conhecer a lei é fundamental.

O item mais básico é saber que as bicicletas têm prioridade sobre veículos maiores e que possuem motor, ou seja, o motorista deve, sempre que possível, conceder a passagem. Os carros também devem reduzir a velocidade quando ultrapassam os ciclistas e manter uma distância mínima de 1,5 metro. A lei de diversos municípios, como São Paulo, estabelece que o poder público a criar espaços destinados para o estacionamento das bicicletas em locais com grandes índices de circulação de pessoas.

Deveres

A legislação prevê alguns deveres essenciais para uma boa convivência. Os equipamentos de segurança são obrigatórios: campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor do lado esquerdo. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas. A circulação em calçadas só pode ser feita com autorização e sinalização do poder público, bem como é proibido conduzir passageiros fora do assento especial destinado a esse fim.

Demonstrações de manobras radicais são proibidas ao condutor, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com esse tipo de veículo.

Bom senso

Mesmo com diversas regras estipuladas, o bom senso é indispensável para os condutores de qualquer tipo de veículo. Ciclistas, motoristas e até pedestres precisam exercer sua cidadania e sua capacidade de empatia, pois são muitas as situações que podem demandar um bom entendimento entre todas as partes. Tornar o trânsito mais pacífico e menos violento deve partir da atitude de cada um para com seu próximo.

Esses são os principais direitos e deveres dos ciclistas. Conhecendo a lei e agindo com bom senso, podemos caminhar para um futuro onde o trânsito será mais saudável e pacífico, com lugar para todos!