Seis dicas para prevenir acidentes no trânsito

Há quem diga que a gente deve dirigir pensando na gente e nos outros. E isso é bem verdade. É a chamada direção defensiva. Ela nos prepara para situações de perigo e nos ajudam a contornar esses momentos complicados. E esse modo de agir, pensando em um tráfego mais seguro, também faz parte do conceito de mobilidade sustentável. Por isso, hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas de como evitar acidentes no trânsito, para além daquelas mais conhecidas e bem importantes, como beber e não dirigir e não usar o celular enquanto se está na direção. Vamos lá?

Uso das luzes do veículo

Faróis baixos, mesmo durante o dia, são bem-vindos, principalmente, em estradas. Eles ajudam na identificação de veículos, principalmente, em curvas e serras.

Não se esqueça do triângulo de sinalização

Muitas pessoas se esquecem do triângulo, mas é fundamental sinalizar a via, se ocorrer algum problema com o veículo. Segundo a Res.36/98, a distância mínima para sinalização é de 30 metros da parte traseira do veículo.

Crianças: apertem os cintos

Menores de 10 anos devem ser transportados sempre no banco traseiro. Além de estar no banco de trás, a criança deve usar o cinto de segurança e o sistema de retenção, de acordo com sua idade, peso e altura.

Crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o “bebê conforto”; com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”. Já as crianças com mais de quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.

Fique ligado(a) à previsão do tempo

A pista molhada é um inimigo da frenagem do seu carro. Ao dirigir na pista molhada, é preciso ter muito cuidado. Reduza a velocidade, ande sempre com os faróis ligados, e mantenha distância do carro na frente. 

Com água na pista, o carro percorre uma distância maior até conseguir parar. Ah! Se estiver chovendo demais, melhor parar e esperar um pouco.

Sempre que possível, verifique a previsão do tempo antes de pegar a estrada. Se for dirigir sob neblina, reduza a velocidade e aumente a distância entre seu carro e o da frente, pois a pista fica úmida e escorregadia. Use o farol baixo sempre e fique de olho nas faixas de sinalização da pista. Evite ultrapassar e fazer manobras sem sinalizar.

Cuidado com objetos soltos

Objetos soltos dentro do carro podem parecer inofensivos, mas na desaceleração abrupta do carro o objeto pode machucar quem dirige. Para se ter noção, se um carro bater a 60 km/h, um objeto de 1 kg no banco de trás é projetado para a frente com um peso equivalente a 50 kg. Sem contar que também podem cair no chão e distrair o(a) motorista ao tentar pegar. Já tinha pensado sobre isso?

Manutenção preventiva para prevenção de acidentes

A manutenção preventiva, além de ser mais barata, evita gastos maiores e é muito importante para sua segurança. Imagine se, no meio do trajeto, seu carro perde o freio por um vazamento de fluido ou a roda trava por um rolamento danificado? Você não vai querer passar por esse sufoco, né? Cheque os itens do carro, de acordo com as especificações do fabricante, e também sempre que sentir alguma diferença ou barulho estranho, procure um profissional de confiança

E aí? Quais desses cuidados você já tem no dia a dia? Compartilhe com quem precisa ter mais cautela ao dirigir.