Tenho um filho jovem. Existe um tipo de seguro específico para ele?

Além de terem menos experiência no trânsito, os condutores jovens têm tendência a usar o carro para sair à noite, o que pode deixá-los ainda mais expostos a riscos, afinal, nesses horários, a falta de luminosidade atrapalha, e a probabilidade de assaltos ou mesmo algumas imprudências nas vias não é pequena.

Se o seu filho ou a sua filha começou a dirigir recentemente e você se preocupa com a sua segurança nas ruas, saiba que existe sim um seguro específico para jovens, com benefícios específicos para atendê-lo e protegê-lo nas situações mais corriqueiras.

Conheça um pouco mais sobre esse tipo de seguro:

Quem pode contratar esse seguro?

O seguro criado especialmente para jovens e adolescentes é válido para condutores com idade entre 18 e 24 anos.

O valor da apólice varia de acordo com a idade do segurado, bem como a frequência com que o carro é usado pelo jovem, o modelo do veículo, entre outros fatores.

O que o seguro cobre?

O Porto Seguro Auto Jovem, criado especialmente para jovens entre 18 e 24 anos, oferece as seguintes coberturas:

  • danos parciais ou totais causados por incêndio, roubo ou furto;
  • em caso de acidente, danos corporais no condutor e passageiros dentro do veículo segurado também são cobertos;
  • e, em caso de acidente com terceiros, estes também recebem cobertura de danos materiais e corporais (o que inclui despesas hospitalares ou indenização por morte e invalidez).

Vários serviços adicionais também podem ser incluídos no seguro, entre eles:

  • locação de carro reserva por até 30 dias em caso de sinistro;
  • reembolso limitado de despesas geradas pelo sinistro, assim como prejuízos, no caso de quem precisa do carro para trabalhar;
  • cobertura de danos aos vidros, retrovisores, faróis e lanternas do automóvel;
  • e até mesmo higienização do veículo em caso de enchentes e alagamentos.

Lembrando que, no caso de algum desses benefícios adicionais, o bônus do segurado não é perdido caso o seguro precise ser acionado. Isso pode ser extremamente positivo quando acontecem danos aos vidros, lanternas ou retrovisores, por exemplo.

Existem outras vantagens nesse tipo de seguro?

Considerando que, muitas vezes, são os próprios jovens que irão arcar com as despesas envolvendo o carro, algumas seguradoras oferecem condições de pagamento exclusivas para esse seguro.

Outra vantagem exclusiva do Auto Jovem é a possibilidade de contar com um motorista da própria seguradora para conduzir o veículo e o segurado de volta para casa depois da balada.

A Porto Seguro oferece também um curso para que os motoristas principiantes aprendam a lidar melhor com certas situações de perigos e estresse frequentes no trânsito, além de convênios com redes de estacionamento, guincho sem limite de quilometragem, e até mesmo serviço de chaveiro.

Erros e pequenos incidentes podem ocorrer, por isso o mais importante é escolher um seguro que garanta a proteção do seu filho e, ao mesmo tempo, ajude-o a se tornar um bom motorista.