O que preciso vistoriar no meu carro para contratar o seguro?

Quer contratar o seguro para o seu carro, mas não sabe o que pode ser verificado e solicitado na Vistoria Prévia veicular? As diversas seguradoras estabelecem uma série de regras e requisitos para que o seu carro possa ser protegido. Confira, agora, os procedimentos em uma Vistoria Prévia, e o que fazer para ficar em dia com a seguradora nesses casos.

O que é a Vistoria Prévia veicular?

A Vistoria Previa é a inspeção que a seguradora realiza nos veículos antes da aceitação do seguro, consiste na análise baseada na coleta de dados documentais e visuais do estado de conservação do veículo, verificação de equipamentos e acessórios. O objetivo é verificar a existência e originalidade do veículo, bem como suas condições gerais no momento da sua execução, especialmente a respeito de avarias visíveis, corrosão, acessórios, equipamentos opcionais e dispositivos de segurança.

Quando fazer?

Se você adquirir um carro usado ou seminovo, ele deve passar pela inspeção da seguradora. A vigência do seguro só passa a valer de fato quando a vistoria é realizada e a proposta de seguro transmitida, além disso, a seguradora pode solicitar uma vistoria do veículo a qualquer tempo para averiguar as condições.

Onde deve ser feita?

O que preciso vistoriar no meu carro para contratar o seguro 03

Para fazer a vistoria, é possível levar o veículo a um posto credenciado ou, dependendo da seguradora, agendar uma visita do vistoriador. Vale lembrar que a vistoria prévia é uma análise de risco da seguradora e, mesmo com a realização deste procedimento, não quer dizer que ela fará o seguro, já que outros fatores também são considerados durante o processo de elaboração da apólice.

A vistoria do carro zero km

Não é necessário realizar a vistoria em casos de veículo 0 km. Nesse caso, a seguradora entende que o veículo não possui dano, avaria ou qualquer tipo de impedimento para a realização do seguro.

Na pressa de fechar um negócio de um carro zero, muitas pessoas acabam realizando a escolha do seguro na própria concessionária. Porém, antes de fechar negócio, confira os preços, condições e coberturas em outras seguradoras, para que você tenha o melhor custo benefício. A consultoria do

Corretor de seguros é fundamental para diversos esclarecimentos, tanto nas situações mais simples, quanto nas mais complexas.

Quando é obrigatório?

O que preciso vistoriar no meu carro para contratar o seguro 02

A obrigatoriedade da vistoria veicular deve ocorrer em situações como:

– Contratação ou substituição de seguro para veículo usado,
– Quando o segurado deseja rever os limites das coberturas do automóvel, tanto para ampliação dos limites ou para a inclusão de novas, bem como para a redução da franquia e da cobertura.

Em relação a carros novos, eles precisam ser vistoriados somente quando recebem modificações diversas, que alterem as suas características originais.

Renovação da vistoria

Exceto se seu carro for novo, verifique as condições do veículo e, se possível, tente consertar antes da vistoria. A seguradora pode aceitar proteger o seu veículo, mas os danos nele existentes serão incluídos na apólice e não são indenizáveis em caso de sinistro. Porém, se você fizer o reparo dos problemas encontrados na primeira vistoria do automóvel, você pode e deve solicitar outra vistoria para que as restrições encontradas sejam retiradas. Nos casos de sinistros com indenização integral, a seguradora não pode deduzir os valores que se referem às avarias constatadas previamente.

O segurado que tem seu veículo protegido e deseja renovar não precisa fazer a vistoria prévia. Contudo, se a renovação for realizada fora do período de vigência, o proprietário do veículo deve levá-lo a um posto credenciado para realizar uma nova vistoria.

Fique sempre atento ao que o mercado oferece e pesquise as melhores condições.

Quando é necessário revistoriar o carro?

Sempre verifique as condições do veículo e, se possível, tente consertar antes da vistoria. A seguradora pode aceitar proteger o seu veículo, mas os danos nele existentes são anotados e não são indenizáveis em caso de sinistro. Porém, se você fizer o reparo dos problemas encontrados na primeira vistoria do automóvel, você pode e deve solicitar outra vistoria para que as restrições encontradas sejam retiradas. Nos casos de sinistros com indenização integral, a seguradora não pode deduzir os valores que se referem às avarias constatadas previamente.

O segurado que tem seu veículo segurado e deseja renovar não precisa fazer a vistoria prévia. Contudo, se a renovação for realizada fora do período de vigência, o proprietário do veículo deve levá-lo a um posto credenciado para realizar uma nova vistoria.

Fique sempre atento ao que o mercado oferece e pesquise as melhores condições.

Já fez a cotação do seu seguro auto?

Fale com o seu Corretor.

Solicite uma proposta »