O que é preciso analisar ao contratar um seguro para o seu carro?

Contratar um seguro para o seu carro é um passo importante. Além de aumentar a segurança da sua família e ter seu bem protegido em caso de roubos e acidentes, também evita dores de cabeça no futuro.

Para se certificar que está contratando a opção mais adequada de seguro para suas possibilidades e necessidades, você deve estar atento a alguns itens da apólice a ser contratada.

Conhecer os termos do contrato, informar-se sobre as coberturas, confirmar o valor da franquia e saber o que não é coberto pelo seguro, por exemplo, garantem que você realmente esteja contratando a apólice ideal para você.

O que é preciso analisar ao contratar um seguro para o seu carro? Veja abaixo.

Conheça a seguradora

Procure entender como é o desempenho da seguradora em relação ao atendimento, reembolso e assistência ao segurado.

Termos do contrato – Apólice

A apólice é o documento que especifica todos os seus direitos e deveres como segurado e, por isso, devem ser analisados com todo cuidado. O Corretor de seguros exerce um papel fundamental na negociação, especificando os principais pontos relativos à cobertura.

Mas, ainda assim, é essencial ler o contrato, marcar os termos que você teve dúvida esclarecê-los com o seu Corretor.

Coberturas

É importante ter atenção a todas as coberturas previstas no contrato, para se certificar de que elas são adequadas às suas necessidades.

Valor da franquia

Valor que deve ser pago para a seguradora de automóveis caso o seguro precise ser acionado (seja por conta de furto ou batidas), a taxa de franquia cobrada requer uma análise cuidadosa.

Antes de contratar o serviço, veja qual é o valor cobrado e peça para esse dado ser colocado de forma clara na proposta de seguro.

O que não é coberto

Assim como é importante analisar as coberturas possíveis para o seu seguro auto, é necessário avaliar, também, o que ele não cobre. Ter esse cuidado evita dor de cabeça, caso tenha um problema com o veículo, e permite que você saiba o valor que terá que arcar por conta própria.

Se você gostaria de ter determinada cobertura que não está prevista, não hesite em negociar com o seu Corretor de seguros. O profissional encontrará a opção mais adequada às suas necessidades e possibilidades.

Descontos

Na hora de analisar o contrato de seguro do seu carro, não deixe de explorar as possibilidades de desconto que você pode ter. Bom histórico como condutor (sem nenhum ponto na carteira) e equipamentos de segurança instalados (como bloqueadores e rastreadores), por exemplo, costumam garantir bons descontos no valor total do seguro. Muitas seguradoras também oferecem bônus para pessoas que só estacionam em garagens, mulheres, idosos ou que têm um relacionamento de longo prazo com a seguradora.

Benefícios

Muitas seguradoras de automóveis oferecem benefícios que vão além dos cuidados com o carro, como descontos em ingressos para cinemas e shows, serviços para residência, check-up gratuito do veículo e até cuidados para animais de estimação.

Se os serviços extras interessam, não deixe de levá-los em consideração na hora de fazer sua cotação. Contratar o seguro do carro é um momento importante e que exige toda sua atenção.

Analise com cuidado todos os pontos descritos acima para ter certeza que está contratando a opção adequada para suas necessidades. Converse com seu Corretor de seguros, especifique o que você procura e conte com essa valiosa ajuda profissional na sua busca.

Cuidado com as diferenças entre seguro de carro e proteção veicular

Você sabia que em média, um carro é roubado no Brasil a cada minuto? Em São Paulo, são 6 mil carros roubados por mês! Por isso, proteger o seu carro é cada vez mais importante.

Mas, cuidado para não confundir seguro de carro com proteção veicular. Veja reportagem do programa Mais Você, explicando a diferença entre as duas modalidades e evite dor de cabeça. Confira o vídeo: http://porto.vc/42e.

Já fez a cotação do seu seguro auto?   Fale com o seu Corretor ou cote conosco.
Faça uma cotação »