Danos corporais no seguro auto: saiba como proceder em um acidente com vítimas

Você é cuidadoso ao dirigir e está protegido com a Porto Seguro. Tudo está sob controle, até que um acidente acontece e você se vê diante de uma nova realidade: comunicar o ocorrido e tomar as rédeas da situação.

A gente sabe que este é um momento de tensão, e estamos aqui para ajudar você a saber o que fazer nestes casos. Siga lendo e saiba como proceder em acidentes com vítimas, que envolvem danos corporais, dentro do seguro auto.

O que é a cobertura de danos corporais?                                

Danos corporais no seguro de carro também pode ser chamado de cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular ou RCF-V, em termos mais técnicos. Em resumo, é todo acidente em que alguém acaba saindo machucado, independentemente do grau de lesão ocorrido. Para a cobertura valer, o veículo segurado precisa estar envolvido no sinistro, ok?

O acidente aconteceu e você não sabe como agir, mas tente se acalmar ao lembrar que, independentemente do ocorrido ter sido um atropelamento, um engavetamento ou batida, os seguintes itens estão inclusos na sua cobertura:

  • Despesas em caso de morte;
  • Despesas para invalidez, quando o acidente causa danos a longo tempo;
  • Despesas médicas/hospitalares do acidente;
  • Perda laborativa.

Lembre-se que em acidentes de trânsito, através do licenciamento do veículo, você já possui cobertura de “primeiro risco” pelo DPVAT (no valor até R$ 2.700,00). O seguro contratado posteriormente, de forma facultativa, entra como complementador, aquele que irá cobrir o valor de indenizações que estiverem acima da paga pelo seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre.

Danos corporais a terceiros: como comunicar acidente?

É seu direito ficar seguro e a Porto Seguro tem toda uma estrutura administrativa para que você se sinta acolhido nesse momento tenso, onde o acidente com vítimas acontece. Contudo, antes de entrarmos em cena é preciso que você comunique o ocorrido à nossa equipe, pois somente depois do aviso podemos começar o trabalho de indenização e cobertura dos danos.

Mas como fazer isso?

Você pode fazer o aviso online mesmo, pelo nosso site, aplicativo ou WhatsApp. Primeiro, cadastre a opção de segurado e posteriormente, vá na opção terceiros, para sabermos que a cobertura é também para as vítimas do acidente em que você acabou se envolvendo. Lembre-se que para iniciar o aviso você precisa ter em mãos:

  1. O boletim de ocorrência da Polícia Civil;
  2. Cópia do DUT (Documento único de transferência CRV) frente e verso.

Procure informações da vítima que sofreu danos corporais, em primeiro momento, seu nome e telefone de contato. Posteriormente, quando a situação estiver mais calma, dados pessoais e documentos do terceiro serão solicitados, como por exemplo: RG, CPF, documentos do veículo (se for o caso). O ideal é fazer o aviso do acidente o quanto antes, para podermos ajudar você desde o primeiro momento.

Acidente com vítimas: e se eu não avisar a seguradora?

Os seguros possuem prazos para serem comunicados, e é essencial respeitá-los para que todo o processo consiga ser agilizado o quanto antes. Entendemos que acidentes acabam desestabilizando e desgastando os envolvidos emocionalmente, ocasionando até possíveis esquecimentos, mas tente ter em mente que o comunicado é essencial para evitar possíveis perdas de direitos.

Nenhuma ação judicial precisa ser movida enquanto tivermos conhecimento o quanto antes do ocorrido. Entenda como evitar problemas, separamos algumas dicas para você ter em mente caso, infelizmente, ocorra um acidente com danos corporais:

  • Fotografe os carros envolvidos no acidente, placas e sinalização do espaço do ocorrido ;
  • Troque contato com a vítima e também com possíveis testemunhas;
  • Avise a seguradora, mesmo que você não se sinta culpado pelo ocorrido;
  • Faça um boletim de ocorrência logo após o acidente, no mesmo dia;
  • Tome a frente da situação: não espere que alguém faça o comunicado por você;

Lembre-se que acidentes podem acontecer com todo mundo e, para que tudo fique sob controle, você precisa colocar em prática 4 passos simples: Mantenha a calma; sinalize o espaço, registre o ocorrido e ligue para a Porto Seguro. Estamos aqui para ajudar você!