Quando fazer um endosso no seguro do carro?

Às vezes, durante a vigência do seguro do carro, mudamos de endereço, fazemos uma reforma na entrada de nossa casa ou condomínio. Você pode ficar com a dúvida: mas o que isso tem a ver com meu seguro? Vamos te explicar. Quando, por exemplo, você troca um portão manual por um eletrônico, em teoria, seu veículo corre menos riscos, por conseguir acessar mais rapidamente sua residência. 

 

E, nesses casos, é importante realizar um endosso, que nada mais é do que o termo dado ao documento emitido pela seguradora, durante a vigência da apólice, comprovando qualquer tipo de mudança feita nas condições do contrato. 

 

Pode ser uma alteração na garantia, como a mudança do modelo do veículo; a transferência de propriedade, quando o carro é vendido, por exemplo.

 

Quando o endosso é feito

Ele é feito sempre que for alterada alguma informação em sua apólice. Veja os principais casos:

  • Mudança de endereço;
  • Novo local de circulação ou estacionamento do veículo;
  • Cadastro de novos condutores do veículo;
  • Inclusão ou exclusão de coberturas;
  • Mudança de CEP de pernoite;
  • Substituição do veículo;
  • Transferência de seguro;
  • Alteração do combustível (instalação de kit gás, por exemplo).

Como fazer o endosso de seguro

O registro do endosso deve ser feito diretamente pelo Corretor de seguros, que é o representante legal do segurado junto à seguradora. Será criado um novo documento, estabelecendo a mudança da apólice do seguro. As informações devem estar bem detalhadas, para que não aconteçam problemas futuramente.

Importante: no caso de qualquer alteração que influencie direta ou indiretamente na rotina de uso do veículo – mudança de endereço, instalação de portão automático, etc.-, converse com o seu Corretor e questione se será necessário fazer o endosso para regularização da apólice de seguro.

Quanto custa o endosso

O seguro estipula uma cobertura para cada tipo de risco contratado. Para cada risco é atribuído um valor monetário. Dessa maneira, o endosso do seguro é calculado tomando como parâmetro as condições e prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro do carro.

Com a alteração, alguns endossos podem gerar ajustes tanto nas condições do seguro, quanto nos valores de franquia e das coberturas contratadas. Diante disso, é possível ocorrer a restituição ou cobrança adicional ao segurado, dependendo do caso.

Em caso de dúvidas sobre como fazer um endosso em sua apólice, fale com o seu Corretor.