Quais são os tipos de cobertura de um seguro?

Ao fazer um seguro, é muito importante prestar atenção na cobertura que está sendo contratada. Ela vai determinar o que sua apólice vai cobrir em caso de acidente, roubo ou furto, por exemplo. Danos morais, materiais, estéticos e corporais são algumas coberturas disponíveis para clientes da Porto. 

Neste artigo, você vai conhecer alguns são os tipos de coberturas e o que significa cada uma delas, além de compreender alguns termos que são comuns de aparecerem na apólice. Vamos começar por eles. Vamos nessa?

Acidentes pessoais de passageiros: também conhecido como APP, essa cobertura é válida para acontecimentos repentinos e involuntários, provocados por acidente de trânsito, que causem danos corporais aos passageiros do veículo segurado. Cobre, por exemplo, despesas hospitalares.

Cláusula: definição de cada uma das regras contidas no contrato ou apólice de seguro.

Capital segurado: é a importância em dinheiro fixada na apólice, correspondente ao valor máximo estabelecido para o bem segurado (carro, casa ou aparelhos eletrônicos). Pode ser fixo, quando a indenização é paga integralmente, ou proporcional, quando a indenização é apurada segundo os prejuízos sofridos pelo objeto segurado.

Dano corporal: toda lesão exclusivamente física causada ao corpo da(s) pessoa(s), em caso de um acidente de trânsito causado por veículo segurado. Danos classificáveis como mentais ou psicológicos não se encaixam nessa definição.

Dano estético: dano físico/corporal que, apesar de não acarretar sequelas que interfiram no funcionamento do organismo da vítima, implica em redução ou eliminação dos padrões de beleza ou estética da pessoa.

Dano material: avarias causadas especificamente nos bens materiais de uma pessoa.

Dano moral: ofensa ou violação que, mesmo sem ferir ou causar estragos aos bens patrimoniais de uma pessoa, ofenda seus princípios e valores morais, tais como os que se referem a sua liberdade, a sua honra, a seus sentimentos, a sua dignidade e/ou a sua família. 

Diferente do dano material, é tudo aquilo que não tem valor econômico, ficando a cargo do juiz, durante o processo, o reconhecimento de tal dano, bem como a fixação de sua extensão e eventual reparação, devendo ser sempre caracterizado como uma punição que se direciona especificamente contra o causador dos danos.

Equipamentos e/ou opcionais: Inclui na cobertura do seguro qualquer peça instalada no veículo em caráter permanente, não relacionada a sua locomoção, destinada a um fim específico que não à melhoria ou decoração do bem ou ao lazer do usuário. Alguns exemplos são aparelhos de som, kit gás e blindagem.

Fator de ajuste: ao contratar o seguro com indenização pelo valor referenciado de mercado, o segurado pode optar pelo fator de ajuste, que é um percentual sobre o valor do veículo indicado na tabela de mercado. Por exemplo, se a seguradora cobrir 100% do valor do carro na tabela de referência, o cliente pode ajustar para mais ou menos do que 100%, conforme regra de cada seguradora.

Invalidez permanente: perda ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão, em decorrência de acidente com o veículo segurado.

Pane: defeito espontâneo que atinge a parte mecânica ou elétrica do veículo e que o impede de se locomover por seus próprios meios. Os principais motivos são: problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação do motor.

Valor de mercado referenciado: ao contratar o seguro, uma das modalidades para indenização é o valor de mercado referenciado. No caso de indenização integral, o valor que o segurado irá receber tem como base uma tabela de referência que indica que  o valor do veículo no mercado é variável. Essa tabela utilizada e o percentual sobre seu valor são descritos na apólice do seguro.

Valor de 0km: significa que, em caso de indenização integral, o segurado receberá o valor do modelo 0 km do seu veículo, de acordo com a tabela de referência do mercado.

Valor determinado: outra modalidade de indenização é por valor determinado, ou seja, quantia fixa garantida ao segurado na Indenização Integral do veículo. Esse valor é fixado em moeda corrente nacional e determinado pelas partes no ato da contratação.

Tipos de cobertura da Porto

Compreensiva: essa cobertura contempla incêndio, roubo, colisão, furto e danos da natureza, como enchentes e raios.

Incêndio e roubo: incêndio, furto e roubo estão inclusos nesse tipo de cobertura. 

E o seguro de carros para terceiro? Como funciona?

A RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos), também conhecida como cobertura contra terceiros, é a proteção relacionada aos riscos de danos a terceiros, que garante o reembolso de indenizações que o segurado seja obrigado a pagar – em caso de danos morais – , se causar danos a pessoas ou seus bens no trânsito. Ela também determina o limite do valor para atendimento aos automóveis de terceiros danificados em casos de sinistros.

Nesses casos, a cobertura garante atendimento aos terceiros envolvidos em uma batida, ou seja, quando o veículo segurado é o causador e assume a responsabilidade sobre o dano. 

Esse atendimento poderá acontecer por meio da reparação do bem afetado ou indenização ao proprietário, no caso de ser confirmada a perda total do veículo. Tanto os valores do conserto quanto da indenização devem ser iguais ou inferiores ao valor contratado para atendimento aos terceiros na apólice.

Tipos de coberturas para danos aos terceiros:

Danos materiais: prevê reembolso dos valores reclamados pelo terceiro em sua propriedade material. Nesses casos, ao ser comprovada a culpa do segurado, a seguradora pagará os reparos do veículo terceiro até o valor máximo indicado na apólice.

Danos corporais: está relacionada aos danos físicos causados a outras pessoas – despesas médicas, invalidez e morte.

Danos morais: trata-se de uma cobertura complementar que servirá para garantir que as indenizações judiciais ou extrajudiciais que o segurado possa ser condenado a pagar por danos morais ou estéticos sejam custeadas pela seguradora dentro do valor contratado.

E aí? Ficou com alguma dúvida? Preparamos um vídeo no YouTube explicando as coberturas para seguro auto da Porto. Se ainda ficou com alguma questão, entre em contato com um de nossos Corretores.