O que você precisa saber sobre uma apólice de seguro

Quando se faz um seguro de carro, é normal que um novo universo de palavras surja na nossa frente. Uma das mais comuns de se entender é a apólice, que é um documento emitido pela seguradora onde o seguro foi contratado. O principal objetivo dela é comprovar que a pessoa que comprou aquele seguro aceitou todas as condições, cláusulas e riscos presentes no contrato.

Nela estão especificadas todas as condições em que o segurado tem direito de receber a cobertura do seguro, responsabilidades e direitos de cada um,  garantias, valores, prazos e vigência.

Agora que você já sabe o que é uma apólice, vamos detalhar melhor quais são seus tipos e quais informações devem estar presentes nela. Vamos nessa?

Informações que devem estar na apólice

Além de especificar quem é o segurado, seus dados pessoais e a seguradora, existem três condições que devem constar em uma apólice. São elas:

Condições gerais: elas incluem os direitos e deveres de cada parte (segurado e seguradora), a abrangência da cobertura, os valores de coberturas, a forma de pagamento do prêmio desses valores e os prazos em que serão feitos;

Condições especiais: são as regras específicas que mudam de acordo com o  tipo de apólice e o  tipo de seguro;

Condições particulares: nesta cláusula, são detalhadas as coberturas e indenizações, os beneficiários, as porcentagens que cada um deve receber e o prazo de vigência do seguro.

Tipos de apólice de seguro

Além das condições especiais, é importante conhecer os diferentes tipos de apólices. De modo geral, elas indicam como vai funcionar o tempo de duração do seguro contratado e suas coberturas. Conheça quais são as principais para o seguro de carro:

Apólice individual: como o nome já diz, é válida para um único carro segurado.

Apólice coletiva: abrange mais de um carro segurado na mesma apólice.

Apólice plurianual: é quando o contrato de seguro tem duração de mais de um 1 ano.

Apólice anual: é como a maioria dos contratos de seguro, com duração de 1 ano.

Apólice mensal: são seguros com assinatura mensal.

Muitos termos novos, né? Mas não precisa se preocupar. Preparamos um vídeo no YouTube para te explicar melhor sobre o assunto. Além disso, você pode contar sempre com um de nossos Corretores. Até a próxima!