O que fazer ao acionar o seguro em situações emergenciais?

Em uma emergência, é normal ficar ansioso e até confuso na hora de pedir ajuda. Porém, saber como proceder ao acionar o seguro, informando o ocorrido corretamente, permite que a Central avalie o caso e tome as providências necessárias rapidamente — tudo o que se deseja em situações adversas.

Por isso, veja o que é relevante ao detalhar um sinistro e conheça quais canais de comunicação devem ser usados.

Como proceder em situações emergenciais?

A primeira medida é respirar fundo e se acalmar. Afinal, se você contratou um bom seguro, não terá gastos (com exceção da taxa de franquia, salvo casos de isenções) nem precisará resolver os problemas por conta própria.

Em seguida, avalie a situação e veja se é o caso de abrir um sinistro (valendo-se da cobertura descrita na apólice) ou se basta solicitar um serviço de assistência. De maneira resumida, funciona assim:

  • abertura de sinistro: quando há perda ou dano patrimonial ou à vida, gerando o pagamento de uma indenização;
  • solicitação de assistência: quando ocorre um problema de menor gravidade e é preciso apenas um serviço de reparo.

Para facilitar o entendimento, veja exemplos de coberturas (básicas e adicionais) bastante procuradas e alguns de seus respectivos serviços de assistência:

  • seguro auto: cobertura para roubo, furto, colisão, incêndio, alagamento, danos a terceiros, bem como serviço de higienização em caso de enchente;
  • seguro de vida: cobertura para morte, invalidez e doenças graves, bem como serviço de assistência funeral, entre outros;
  • seguro residencial: cobertura básica para incêndio, explosão e fumaça, adicionais para danos elétricos, vazamento de tubulações e serviços de reparo e manutenção como caça vazamento, chaveiro, reparos em eletrodomésticos, etc.

Neste post, vamos focar no seguro auto e compartilhar algumas informações relevantes para o tema.

O que deve ser informado ao acionar o seguro auto?

Para iniciar o atendimento junto à seguradora, é preciso se identificar (por meio do número do RG, do CPF ou da apólice, que está presente no cartão do segurado). Dessa forma, o atendente consegue saber quais são as coberturas contratadas. Em seguida, informe o seu número de contato. As demais informações variam em função do tipo de sinistro. Por exemplo:

Incidentes com o carro

Ao contatar a seguradora, é preciso descrever a extensão do ocorrido. O conserto de um arranhão na lataria, por exemplo, não compensa acionar o seguro, pois o valor do reparo é, geralmente, inferior ao pagamento da franquia.

Nesse caso, a seguradora poderia ajudar, indicando boas oficinas (cadastradas) para realizá-lo.

Colisão do automóvel

Caso tenha se envolvido em um sinistro desse tipo, verifique se os envolvidos estão bem e tente se manter em segurança, sinalizando a via.

Se houver feridos, chame os bombeiros (pelo 193) ou o Samu (192) e aguarde a chegada dos socorristas.

Procure, também, a Polícia Rodoviária (191), se estiver em uma estrada, ou a Polícia Militar (190), em vias urbanas. Além disso, dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima, para registrar o Boletim de Ocorrência.

Como proceder se o veículo não funcionar?

Caso não haja feridos, os envolvidos podem chegar a um consenso. No entanto, se o automóvel não puder ser removido, peça um guincho (um dos serviços de assistência) para o devido reboque.

Nessa hora, verifique a localização exata no GPS (instalado no smartphone) e indique pontos de referência próximos ao local.

Como proceder se o funcionamento estiver normal?

Se os carros estiverem funcionando, tire-os da via e, antes de irem embora, troquem os dados para contato (nomes, telefones, endereços e números do RG, CPF e CNH).

Também é importante anotar as placas dos veículos, assim como o endereço, a data e o horário do ocorrido. Por fim, fotografe ou filme a área da colisão e, se possível, pegue os contatos de testemunhas.

Depois, basta aguardar as providências da seguradora do responsável pelo ocorrido. Caso o acidente tenha sido causado, incontestavelmente, por outra pessoa, entre em contato com a empresa e registre o sinistro de terceiro.

Roubo ou furto de veículo

Após comunicar o delito à polícia e registrar o Boletim de Ocorrência, procure a seguradora para dar andamento ao processo de indenização. Caso o bem não seja recuperado, o cliente recebe o valor determinado na apólice.

Independentemente do tipo de sinistro (roubo ou furto), depois de acionar o seguro será preciso enviar alguns documentos:

  • boletim de ocorrência;
  • cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
  • cópia da CNH, do documento do carro e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Cópia do DUT (Documento Único de Transferência), frente e verso (em casos de Indenização Integral).

Quais são os canais de comunicação?

Cada tipo de sinistro pode ser comunicado por diferentes canais (on-line ou via contato telefônico), 24h por dia, tanto por segurados como terceiros.

Sinistro de veículos

O sinistro de veículos deve ser feito pelo aplicativo Porto Seguro (disponível para sistemas IOS ou Android), pelo site ou pela central de atendimento:

  • Grande São Paulo e na Grande Rio: (11) 3337 6786;
  • outras localidades: 0800 7270800;
  • em países do Mercosul: 55 (11) 3366 3189.

Você consegue acompanhar em tempo real o seu chamado, além de enviar as fotos e documentos.

Após a abertura do sinistro, carro deve passar por uma vistoria digital obrigatória. Nela, os profissionais vão identificar os problemas a partir das fotos, verificar o que deve ser feito, se há conserto ou não e emitir o laudo.

Com a vistoria digital, a análise e conclusão do seu sinistro são agilizadas – possibilitando que tudo seja resolvido de forma remota.

Para realizar o agendamento, siga o passo a passo.

Por fim, como ninguém está imune a imprevistos, não basta fazer um seguro. É preciso aproveitá-lo da melhor maneira possível. Como mostrado, por mais óbvios que possam parecer, em momentos de estresse alguns procedimentos podem, simplesmente, passar batidos. Portanto, é importante saber como agir ao acionar o seguro e ter em mãos as opções de contato referentes a cada tipo de sinistro.

Se você conhece outras pessoas que podem aproveitar essas orientações, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais!

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