Vai comprar um carro ou vender o seu? Previna-se de armadilhas!

Vai comprar um carro ou vender o seu?

O mercado de automóveis usados tem experimentado, há algum tempo, momentos de alta. Com esse cenário, que faz migrar o interessado do mercado de novos para o de usados, revender o carro ou comprar automóveis usados podem ser boas alternativas para quem precisa de caixa ou quer trocar por um modelo mais novo.

Mas, é preciso ter alguns cuidados na hora de vender ou comprar para não cair em armadilhas. Confira algumas dicas que listamos para você não ter essa dor de cabeça.

Na hora de vender

1. Ao anunciar na Internet

A internet é uma boa opção de canal para anunciar a venda do seu carro, mas você deve ter cautela. Não informe dados de identificação do veículo, CRLV ou seus dados particulares. Cuidado para não divulgar a placa do veículo ao publicar fotos em sites de venda.

2. Crédito em conta

Não aceite crédito de valores em sua conta que não sejam emitidos pela conta do próprio comprador ou por conta jurídica que o mesmo comprove ter ligação.

3. Locais seguros e públicos

Prefira locais públicos e de grande movimentação para mostrar seu carro ao interessado. Se possível, leve alguém com você, principalmente se houver possibilidade de realizar um test-drive.

4. Pagamento em espécie

Não aceite pagamento de grandes valores em espécie a não ser que esteja dentro de uma agencia bancária para que, assim, você possa efetuar o depósito imediatamente antes da entrega do veículo ou dos documentos de transferência (DUT).

5. Confirmação de pagamento e entrega do veículo

Cheques Administrativos, DOC ou TED são seguros mas a entrega do veículo e dos documentos não deve acontecer antes da confirmação da compensação dos valores em conta corrente.

6. Documentação

O envio de cópias de documentos por email, fax ou celulares para adiantar possíveis financiamentos deve ser feito somente para a instituição bancária que estiver intermediando os valores.

7. Vistoria

Evite receber em sua casa avaliadores, mecânicos ou qualquer outro técnico indicado pelo comprador para avaliar as condições do veículo. Isso deve acontecer em local seguro e, de preferência, acompanhado de outras pessoas.

Na hora de comprar

Vai comprar um carro usado?

Matéria no Programa da Ana Maria Braga traz dicas de itens de segurança verificados na revisão preventiva dos Centros Automotivos Porto Seguro!

Confira! »

1. Créditos somente na conta do proprietário

Não efetue crédito em contas de terceiros: o crédito deve ser feito somente na conta do proprietário legal indicado no documento CRLV e DUT do veículo.

2. Documentação

Exija a apresentação dos documentos CRLV, DUT e comprovantes de IPVA e Seguro Obrigatório pagos (quando possível) para verificar as informações do veículo. Os documentos devem indicar o mesmo proprietário e os dados do veículo devem ser confrontados e constar iguais entre eles.

3. Confirme as informações

Após confrontar e confirmar as informações de propriedade e veículo entre os documentos CRLV e DUT, essas mesmas informações devem ser confrontadas com o veículo de forma presencial: confira a numeração de chassi e placas do veículo. Atente-se, também, para as características do veículo como cor, número de portas, detalhes do modelo e versão.

4. Tecnologia a seu favor

Existem sites e aplicativos que permitem facilmente a consulta do veículo pela placa ou numeração do chassi, trazendo informações públicas (como multas ou outras pendências do veículo) e também as características que devem ser comparadas (cor, modelo, versão etc.). Mas é bom frisar que isso não elimina os procedimentos anteriores.

5. Compare preços

Antes de realizar a compra, pesquise antes o valor médio que o veículo está sendo comercializado no mercado. Desconfie de anúncios ou ofertas com preços muito atrativos e inferiores a este valor.

6. Laudo e vistoria

Sempre que possível, antes de finalizar o negócio, contrate os serviços de empresas homologadas para a realização de laudo cautelar para compra e venda de automóveis.

7. Ao finalizar a compra

Nunca finalize a compra de um veículo por telefone ou sites de venda. Também não deposite valores de reserva ou sinal para garantir a compra sem antes tomar os cuidados indicados acima.

Faça uma revisão

Vai vender o seu carro e precisa fazer um check-up?

Localize um Centro Automotivo Porto Seguro »