Escolhendo uma nova motocicleta: o que levar em consideração?

Antes de comprar uma nova motocicleta, você precisa ter alguns cuidados para fazer uma boa escolha e não ter arrependimentos mais tarde. Adquirir uma moto off-road (fora de estrada) para uso na cidade ou vice-versa é uma opção que geralmente é descartada de cara. Porém, existem outros aspectos que devem ser levados em consideração na hora de optar entre um modelo e outro e que nem sempre são checados por quem pretende comprar um veículo de duas rodas.

Confira alguns pontos que você precisa levar em conta na aquisição da sua nova motocicleta. Acompanhe!

Tipo de uso

Vintage motorcycle front view.

Não há dúvida de que liberdade, agilidade e comodidade são palavras que frequentemente são associadas à pilotagem de uma moto. Afinal, com um veículo de duas rodas você não precisa ficar parado em congestionamentos, não é mesmo?

Ainda assim, para ter uma experiência de fato agradável, você precisa aliar a escolha da nova motocicleta ao tipo de uso que fará dela. Por exemplo, a sua ideia é utilizá-la para ir para o trabalho, para os estudos, para pegar a estrada no fim de semana, para ir acampar ou fazer trilha? Perceba que vários podem ser os usos de uma moto.

O perigo de não fazer uma opção correta é prejudicar o desempenho do veículo e até a segurança de quem pilota. Enquanto uma motocicleta off-road não tem retrovisores e possui suspensão alta, para suportar as ondulações da estrada de chão, uma moto para uso urbano tem pneus adequados somente para asfalto e não para terra.

Por isso, o tipo de uso deve ser um critério prioritário na escolha de uma nova motocicleta. Depois dessa definição, você pode optar por uma das várias categorias de motos, como: scooter, street, trail, custom, esportiva, naked, off-road, etc.

Postura de pilotagem

Driver riding motorcycle on the empty asphalt road

Outro critério fundamental na escolha de uma nova motocicleta é a comodidade oferecida na pilotagem. Para alguns modelos de moto, devido ao alto preço e aos riscos de avarias, não é possível fazer um test drive.

Ainda assim, você pode pedir ao vendedor para montar na moto, para ter uma noção de como é o comportamento da suspensão do veículo. Lembre-se de que é importante você conseguir tocar o solo com os pés, de maneira firme. Se apenas encostar a ponta do pé no chão, a moto provavelmente é muito alta para você.

Quem escolhe um scooter, por exemplo, em que a posição de pilotagem é sentada, não tem tanto problema para encostar os pés no chão e muito confortável para o uso urbano, além de fácil dirigibilidade, porém, quem é muito alto, pode ter dificuldades para se acomodar de forma agradável, principalmente quando for virar o guidão para fazer curvas.

Atente-se, pois de acordo com cada estilo de moto a postura muda. Para scooter a pilotagem é feita sentada, já para street, motard, trail, big trail a posição é montada, na qual você fica com as pernas abertas e o tronco ereto. A grande vantagem destas motocicletas na postura é a agilidade que se cria na condução. Para custom e chopper normalmente a posição dos pés é mais avançada e a perna mais esticada. São confortáveis para viagens mais longas e recomendadas para estradas. Pela postura de pilotagem, nos trajetos urbanos podem ser tornar um pouco incômodas e de difícil condução. Por fim, para as esportivas e nakeds a posição de pilotagem é com o tronco inclinado à frente e com os joelhos bem flexionados. Normalmente é recomendada para quem tem o conforto na pilotagem como última opção, sendo a primeira a adrenalina ao pilotar.

Portanto, para ter uma pilotagem agradável e segura, escolha uma nova motocicleta que seja adequada ao seu biotipo físico.

Modelo da nova motocicleta

Two men riding motorcycles along road

Após escolher uma categoria, você pode partir para a definição de um modelo específico de moto. É preciso ter em mente que um mesmo modelo pode ter várias versões, como com ou sem partida elétrica, com freio a disco nas duas rodas ou apenas na dianteira, com espaço para guardar o capacete na própria moto ou não, controle de tração, freio ABS, com cavalete central ou apenas descanso lateral para sustentar a moto parada, entre outras possibilidades.

Dentro de um modelo desejado, procure comparar todos os itens entre os modelos disponíveis, principalmente os de segurança como sistema de freio e controle de tração. Se for um motociclista novo, priorize motocicletas com sistema de freio a disco e com ABS, pois na motocicleta eles fazem uma enorme diferença na segurança, ainda mais numa frenagem brusca ou repentina do qual certamente evitará uma queda.

Atente-se, pois no sistema de freio existe o ABS (acrônimo para a expressão alemã antiblockier-bremssystem) que evita o bloqueio total da roda, principalmente com o piso molhado, e num motocicleta é o que leva a queda. Já o sistema CBS (expressão em inglês, Combined Braking System), auxilia o motociclista na dosagem da frenagem dianteira e traseira, tornando a frenagem um pouco mais segura com relação às motocicletas que não possuem nenhum dispositivo de segurança, mas não tão eficiente quando o ABS.

Muitos fabricantes de veículos de duas rodas permitem que os consumidores acessem, na internet, o manual do proprietário, que contém informações valiosas sobre a motocicleta. Ao ler com antecedência os detalhes de cada modelo, você terá mais embasamento para fazer a sua escolha.

Potência

man repairing a classic motorcycle in hdr tone mapping effectman repairing a classic motorcycle in hdr tone mapping effect

O mercado automotivo dispõe de uma grande diversidade de motos, com diferentes potências. Na hora de escolher a sua nova motocicleta, você pode optar desde uma de baixa cilindrada, com motor de um cilindro, até por uma de alta cilindrada, com motor duplo em “V”. Se potência é a sua necessidade, há modelos com até quatro cilindros em linha.

Enquanto uma moto de 150 cilindradas pode dar conta do recado no trânsito de uma cidade,  para viajar é necessário ter motos mais potentes, acima de 250 cilindradas. Como numa rodovia há mais trânsito de veículos maiores, como ônibus e caminhões, a motocicleta deve ser potente o suficiente para fazer ultrapassagens com segurança. Sem contar que uma moto de baixa cilindrada, por ser muito leve, pode perder a estabilidade com o deslocamento do ar causado por um veículo maior.

Ainda sobre a potência, é importante observar com qual propósito você irá utilizar a motocicleta.

Normalmente as motocicletas de alta cilindrada não são feitas para rodar no transito, pois a baixa velocidade em meio à aglomeração de carros eleva muito a temperatura do motor, acionando constantemente a ventoinha para refrigerar e tornará a condução diária desconfortável – afinal, você terá entre as pernas um motor funcionando a mais de 100 graus – além de ao longo do tempo criar um desgaste não apropriado no conjunto mecânico. Portanto, é importante aliar a cilindrada da motocicleta ao seu propósito de uso.

Valor da moto

Biker in helmet driving chopper motorcycle on sunset. Road in the city. Front view over the sky.

O preço de uma nova motocicleta geralmente está associado a fatores como potência e conforto. Você pode encontrar no mercado modelos que custam desde R$ 10 mil podendo chegar a mais de R$ 80 mil ou mais. Se você não tem preferência por marca, pode escolher uma categoria de moto e fazer uma pesquisa de preços nas concessionárias de diferentes fabricantes.

Consumo de combustível

Uma das vantagens das motos é consumir pouco combustível. Com o uso da injeção eletrônica em praticamente todos os modelos, o consumo das motocicletas se tornou ainda mais eficiente. Mesmo assim, fique atento às diferenças de rendimento entre um modelo e outro. Motocicletas de alta cilindrada, por exemplo, consomem mais devido à potência do motor.

Na hora da escolha, analise também se o modelo tem o sistema flex, que permite abastecimento com álcool e gasolina, em qualquer proporção. Conforme o preço de cada combustível, pode ser mais vantajoso ter mais de uma opção com a qual abastecer.

Seguro da moto

Handsome young businessman in casual clothes is using a laptop and smiling while lying at home on the floor before the windows

A moto tem muitas qualidades, mas também é um veículo vulnerável. Por ser menor, nem sempre a motocicleta é vista no trânsito e, por isso, as chances de acidentes existem. Além disso, é mais fácil roubar ou furtar uma moto do que um carro.

Para trafegar com segurança e tranquilidade, a escolha de um seguro de moto é uma boa opção para considerada. Além de proteger contra colisão, roubo, furto e incêndio, é interessante adquirir um seguro que oferece serviços automotivos, como oficina mecânica. Dessa forma, fica fácil fazer um reparo ou substituir uma peça e, assim, ter a moto sempre em bom estado para pegar a estrada.

Ao adquirir uma nova motocicleta, ainda mais se você não tiver muita experiência, é importante saber como pilotá-la corretamente. Quer receber mais dicas sobre como andar na cidade? Então, confira também o nosso post com 7 dicas de segurança para motociclistas nos grandes centros!

Já fez a cotação do seu seguro de moto?

Fale com o seu Corretor ou solicite uma proposta conosco.

Faça uma cotação »