Dicas para alinhamento e balanceamento

O seu carro tende a puxar para a direita ou para a esquerda quando você solta o volante? Ou está tremendo e fazendo barulhos estranhos em certas velocidades? Então, pode ser necessário fazer o alinhamento e o balanceamento do seu veículo. Confira a seguir o que você deve saber sobre essas modalidades de manutenção.

Alinhamento

O desalinhamento ocorre quando o veículo, ao passar por pistas irregulares, acaba tendo seus pontos de fixação de suspensão deslocados, de modo que um ou mais parâmetros da suspensão fiquem diferentes dos projetados. O alinhamento da suspensão garante que tudo esteja em seu lugar e que seu veículo continue seguro e estável.

Ele deve ser feito em todas as revisões estipuladas pelo fabricante, mesmo que você não tenha percebido nenhum desalinhamento. Também é importante alinhar o veículo após uma colisão contra qualquer objeto, como guias e pedras, ou após ter passado muito bruscamente por cima de um buraco. Além disso, é necessário realizar o alinhamento quando perceber desgastes estranhos nos pneus, principalmente nas bordas. Lembre-se de fazer esse procedimento sempre que substituir os pneus ou quando for trocar seu carro.

Antes de ir ao mecânico

É bom você saber alguns conceitos básicos antes de ir ao mecânico. Nos carros atuais, que geralmente têm suspensão dianteira independente, os ajustes mais comuns são os de convergência ou divergência (ou seja, se a rodas ficarão mais para dentro ou mais para fora). No entanto, existem alguns carros mais modernos que permitem regular também o câmber (responsável pela estabilidade de direção do carro) e o cáster (o quanto a parte superior da roda está para dentro ou para fora do carro) na suspensão dianteira, e o câmber, na traseira.

Alinhamento 3D

É um programa que mostra o ponto exato de regulagem dos ângulos da suspensão do veículo. Ao selecionar o modelo de seu carro, o programa mostrará as medidas de suspensão que foram projetadas para ele. Depois, com o veículo em cima de uma plataforma de medição, o programa fará a leitura do carro, com sensores a laser posicionados em cada roda e que medem os ângulos delas. O programa acusará o quão fora das medidas estão esses ângulos, de forma milimetricamente precisa. O profissional, então, fará o alinhamento, manualmente, conforme os dados coletados pelo programa.

Balanceamento

O desbalanceamento ocorre quando os movimentos de rotação e translação da roda do veículo estão diferentes daqueles programados, devido à má distribuição de massa entre a roda e o pneu. Para ficar mais fácil de entender, imagine uma bicicleta velha. Quando você gira a roda, ela trepida e oscila de um lado para o outro, certo? É isso que acontece com a roda de seu carro quando ele está desbalanceado. O balanceamento equilibra o conjunto do pneu e das rodas do carro, trazendo mais segurança e estabilidade na direção. O procedimento é bem simples: o conjunto de roda e pneu é retirado e mapeado, para se localizarem as partes gastas do pneu, e alguns chumbinhos são colados nos locais correspondentes.

O balanceamento deve ser feito a cada 10.000km rodados e sempre quando os pneus forem trocados. Também deverá ser realizado toda vez que se fizer reparos em pneus ou câmaras, ou sempre que se substituir peças do conjunto rodante, como peças da suspensão, pastilhas de freios e rolamento da roda. Além disso, quando você perceber muitas vibrações no volante ou no guidão, também é bom balancear o carro.

Antes de ir ao mecânico

É preciso ficar atento aos dois tipos de desbalanceamento existentes, pois eles determinarão o tipo de manutenção necessária.

O desbalanceamento estático é o desequilíbrio provocado por uma vibração no plano vertical da roda. Ele fará a roda “pular”, o que começa a se fazer sentir quando o carro atinge por volta dos 60km/h e vai aumentando gradativamente.

Já o dinâmico, faz com que a roda cambaleie para os lados. Ele começa a ser percebido quando a rotação veicular entra no estado de ressonância, por volta dos 80km/h, e deixa de ser sentido após os 130km/h.

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