2 maneiras de lavar seu carro gastando o mínimo possível de água

Como lavar o carro sem gastar água

Não há dúvidas de que precisamos da água não apenas para sobreviver, mas também para realizar atividades do dia a dia. Entretanto, diante da crise hídrica que estamos vivendo, é preciso ficar atento para não exagerar no uso desse recurso e acabar por desperdiçá-lo.

Uma das práticas que mais gastam água é a lavagem do carro, quando usamos em torno de 300 a 530 litros, gerando grande desperdício. Diante disso e do contexto atual, é extremamente importante pensar em outras alternativas para limpar os automóveis, sem deixar de economizar água.

Confira abaixo, 2 formas de lavar o seu carro gastando o mínimo ou nada de água:

1. Utilize produtos de lavagem a seco

Os produtos de lavagem a seco se tornam a melhor opção por não utilizar, literalmente, nenhuma gota d’água na limpeza do seu automóvel. Essa é a forma mais sustentável de se lavar um veículo.

Alguns acreditam que o processo de lavagem a seco pode danificar a superfície a ser limpa ou a pintura, porém, se você utilizar produtos de qualidade, isso seguramente não irá acontecer. Normalmente são utilizados dois produtos: a cera e o pano de microfibra.

 

Cera de carnaúba

Esse é o principal produto da lavagem a seco e normalmente é acompanhado pelo Teflon com pH neutro para amolecer a sujeira, facilitando, assim, sua remoção. Essa cera forma uma camada protetora e ajuda a remover até mesmo sujeiras de barro.

Lembre-se de que, ao usar a cera, não se deve aplicá-la sobre os vidros do carro, pois ela pode prejudicar a visibilidade do motorista.

Pano de microfibra

Esse é outro item essencial na limpeza a seco, já que é o responsável pela finalização do processo.

É importante que, além de ser de microfibra, essa flanela tenha cerdas para captar a sujeira, evitando que ela fique parada na superfície do automóvel. Além disso, ele precisa ser trocado antes que aconteça um acúmulo muito grande de resíduos, prejudicando principalmente carros de cores escuras.

Por fim, não se esqueça de que é esse pano que vai evitar arranhões na pintura, por isso é importante escolher um produto de qualidade.

2. Use apenas um copo d’água

Essa técnica foi desenvolvida por um empreendedor de um posto de lavagens de automóveis justamente para minimizar ao máximo o desperdício de água.

Nela, um produto biodegradável é diluído em um copo d’água e aplicado sobre o carro, utilizando o pano de microfibra para finalizar o processo de limpeza.

É indicado também o uso de um borrifador para que o produto se espalhe melhor sobre a lataria.

Onde encontrar Precisa de produtos de limpeza a seco para seu carro?
Compre aqui »