Despesas extraordinárias: o que são?

Muita gente só se lembra da cobertura de despesas extraordinárias depois de um sinistro em que o prejuízo é muito grande e o seguro se torna insuficiente para cobrir, por exemplo, a compra de ou a reposição de objetos deixados no veículo.

Para que isso não aconteça com você, este artigo te explica o que são as despesas extraordinárias e se essa cobertura adicional vale a pena para seu perfil.

A cobertura de despesas extraordinárias serve para que o segurado, em caso de perda parcial ou total do carro ou roubo sem recuperação, receba um valor extra de indenização. Assim, ele pode diminuir os custos inevitáveis de ter que trocar de veículo, como a retirada de uma nova documentação, por exemplo, ou a reposição de objetos deixados no veículo.

Nos casos em que o valor do veículo foi se depreciando com o tempo, a cobertura de despesas extras também ajuda, porque garante uma indenização acima do valor de mercado do carro. Se fosse vender o carro em situações normais, é praticamente impossível que recebesse esse valor.

Vale lembrar que se houver indenização integral por parte da seguradora, o segurado não paga franquia, diminuindo, assim, seus custos. 

A cobertura de despesas extraordinárias é opcional e o limite de indenização é combinado na hora da contratação do seguro. Por isso, é importante compreender se vale ou não a pena para seu caso. Alguns pontos para serem levados em consideração:

Todo mundo sabe que o valor de um carro diminui com o tempo. As despesas extras podem ser úteis se você quer se prevenir contra esse tipo de depreciação maior em caso de perda total ou roubo, garantindo que seja recebido uma quantia acima do valor de mercado.

Outro ponto é: se você costuma carregar no carro objetos de valor, optar por essa cobertura diminui os prejuízos com a reposição desses bens.

Lembre-se sempre de que o seguro é uma prevenção contra o risco, buscando diminuir seus prejuízos. A cobertura de despesas extras aumenta ainda mais essa prevenção, principalmente se o veículo for roubado ou sofrer perda total e parcial..

Em caso de dúvidas sobre como fazer um endosso em sua apólice, fale com o seu Corretor.