Qual o objetivo da verificação em duas etapas no WhatsApp?

Verificação em duas etapas

A internet concentra diversas informações sobre sua vida pessoal, negócios e outros dados, que podem ser sigilosos ou não. Nesse contexto, a verificação em duas etapas é um recurso que visa trazer mais segurança para os usuários, evitando ataques a celulares e a computadores. 

No seu WhatsApp, bem como em outros aplicativos e sites, estão muitos dados importantes que podem ser acessados por pessoas com má intenção. Então, é fundamental buscar maneiras de tornar as contas mais seguras, dificultando a ação dos hackers e garantindo mais tranquilidade para a sua vida. 

Neste artigo, mostraremos por que é importante cuidar das informações e o que é a verificação em duas etapas. Além disso, compartilharemos o passo a passo de como ativá-la no WhatsApp. Confira!

Por que é importante cuidar das informações?

As suas informações são importantes e não devem ser acessadas por pessoas que não têm autorização para tal. Com o crescimento dos ataques a celulares e a computadores, a necessidade de tomar algumas precauções e cuidados aumentou. 

É fundamental estar sempre protegido, para não sofrer com um ataque às suas informações. Quando alguém mal-intencionado rouba sua senha, seja ela de um site, seja do WhatsApp, pode bloquear o acesso à conta e realizar as seguintes ações:

  • acessar e excluir e-mails, contatos, fotos, etc.;
  • fingir que é você e enviar mensagens indesejadas ou prejudiciais a seus contatos;
  • usar essa conta para redefinir as senhas de outras contas (bancárias, de compras, etc.).

Muitas vezes, pensamos que é difícil ter a nossa senha violada, confiando na segurança que ela oferece. Entretanto, diversas ações comuns ajudam a colocar você em risco de ter suas contas acessadas, como usar a mesma senha em mais de um site, fazer download de software pela internet e clicar em links enviados por e-mail.

Por isso, é fundamental cuidar dos seus dados e oferecer uma camada extra de segurança para as suas principais contas, como o WhatsApp. O seguro para celular também se torna uma opção interessante em casos de roubo, garantindo uma proteção extra ao seu aparelho.

O que é verificação em duas etapas?

Uma das boas estratégias utilizadas para proteger as informações é a verificação em duas etapas ou dois fatores. Esse recurso oferece uma camada adicional de segurança à sua conta caso a senha seja roubada. 

Com a configuração desse recurso, o login na conta será feito com:

  • uma informação sua, a exemplo da senha;
  • algo que está sob seu controle, como seu smartphone.

Desse modo, toda vez que você for entrar em um site ou aplicativo, será necessário colocar a sua senha, como é o normal. Depois disso, outra informação será solicitada, geralmente com um código de segurança enviado para seu smartphone por meio de mensagem de texto ou chamada de voz. 

É importante ressaltar que os códigos são criados exclusivamente para o seu acesso, a cada vez que forem necessários. Sendo assim, cada código só pode ser utilizado uma vez, o que garante mais segurança. 

Essa camada extra será de grande importância para a sua segurança, pois a maioria das pessoas conta com apenas a senha para se proteger. Com esse tipo de defesa, se um hacker tiver a sua senha, ele ainda precisará do seu smartphone ou da chave de segurança para entrar na conta.

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp?

O WhatsApp faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, pois é uma das formas de comunicação mais usadas atualmente, seja com um celular antigo, seja com o smartphone atual. No aplicativo, é possível compartilhar dados pessoais, informações sobre o seu trabalho e diversos assuntos, sem nenhum tipo de limitação. 

Por esse motivo, muitas informações importantes estão no aplicativo, que deve ser acessado apenas por você. Ciente desses dados, muitos hackers se interessam por invadir contas diferentes em busca de golpes, utilizando as conversas e procurando dados bancários, por exemplo. 

Sendo assim, o WhatsApp é um dos aplicativos ou sites que exigem mais cuidado ao acessar, evitando que alguém mal-intencionado tenha acesso à sua conta. A pessoa que invade pode se passar por você, pedindo dinheiro aos contatos e utilizando seu nome e dados para fazer outras operações fraudulentas. 

Diante desse contexto, a verificação em duas etapas é uma opção para que o seu dispositivo esteja mais seguro. Esse tipo de acesso não é obrigatório para utilizar o aplicativo, mas, por tudo o que falamos, é uma boa alternativa para trazer mais proteção às suas informações. 

O processo de ativação da confirmação em duas etapas funciona com a conta de e-mail. O WhatsApp enviará um link para que você possa redefinir seu PIN e manter sua conta segura. Veja o passo a passo para ativar esse recurso:

  • abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”;
  • em seguida, clique em “Conta” e depois em “Confirmação em duas etapas”;
  • clique em “Ativar” para iniciar o processo de verificação e, em seguida, insira uma senha de 6 dígitos para proteger o seu WhatsApp; 
  • insira novamente a senha e, em seguida, vincule um e-mail à conta. Escolha um e-mail válido e ao qual você tenha acesso sem problemas, para o caso de precisar recuperá-la; 
  • assim que o e-mail for confirmado, o recurso estará ativado no seu celular. Se você quiser desativar a confirmação, mudar a senha ou o e-mail cadastrado, basta refazer o processo.

É importante saber que, de tempos em tempos, o WhatsApp pedirá para que você digite a senha cadastrada, ajudando a não esquecê-la.

Neste artigo, explicamos o que é a verificação em duas etapas e qual é o objetivo desse recurso presente no WhatsApp, bem como em e-mails e demais aplicativos. Além desse cuidado, é essencial tomar outras medidas de segurança, como não compartilhar dados importantes e senhas e não deixá-las em dispositivos públicos. Desse modo, você terá mais tranquilidade para utilizar o aplicativo e sites, tendo certeza de que seus dados estarão protegidos. 

Gostou de conhecer mais sobre este recurso tão importante? Então, deixe um comentário contando a sua experiência com essa ferramenta ou tirando dúvidas sobre o tema!