Como prolongar a sua vida com mais saúde e disposição

A medicina tem feito sua parte no que diz respeito ao aumento da expectativa de vida das pessoas hoje em dia. Cada vez mais, podemos esperar prolongar a vida em alguns anos, com crescente qualidade. Além de mais recursos médicos à nossa disposição, temos também informações sobre os alimentos mais saudáveis, os exercícios que podemos fazer para prolongar a vida, bem como as atitudes que devemos adotar para alimentar nossa mente.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para prolongar a vida em até vinte anos. Confira:

Cuide sempre da sua alimentação

Alimentação é um ponto importante da expectativa de vida de qualquer pessoa, e deve ser observada desde cedo entre as pessoas mais jovens, até a idade adulta e terceira idade.

Não há nada mais verdadeiro do que a máxima “somos o que comemos”, por isso, devemos levar em consideração algumas recomendações básicas de especialistas:

  • ingestão frequente de água (cerca de dois litros por dia);
  • comer frutas, verduras e legumes diariamente (prefira ingerir esses alimentos crus, sem conservantes e outros aditivos);
  • evitar comidas muito gordurosas e com baixo valor nutritivo;
  • reduzir o consumo de açúcares (esqueça refrigerantes e o excesso de doces).

E claro que, na dúvida, vale consultar um nutricionista.

Aposte no poder da meditação diária

Você sabia que é possível meditar diariamente com apenas dez minutos do seu dia? E, seguindo os passos abaixo, fazer isso é ainda mais fácil do que parece:

  • sente-se confortavelmente em um ambiente onde não terá interrupções;
  • não cruze braços nem pernas e mantenha uma postura ereta;
  • feche os olhos e procure limpar a sua mente por meio de algumas técnicas: imagine um quadro branco, pense na chama de um vela acesa ou conte até 100. O objetivo é esvaziar todos os seus pensamentos e focar no momento presente.

Se você fizer esse exercício diariamente, terá mais foco, serenidade e calma para lidar com os problemas do cotidiano.

Pratique exercícios físicos regularmente

Assim como a mente, o coração e o corpo também precisam de cuidados especiais. Para prolongar a vida, procure fazer exercícios com frequência, sempre com supervisão médica.

Os exercícios devem te desafiar, mas não ser exaustivos a ponto de causarem lesões nem fadiga constante. Procure começar aos poucos, com caminhadas três vezes por semana, por exemplo. Com o tempo, aumente o ritmo e a frequência dos exercícios, desafiando seus limites e expondo seu coração a situações de esforço cardíaco.

Mude sua atitude em relação à vida

Além das dicas anteriores, que tal uma mudança de atitude em relação à própria vida? Muito do que estabelecemos como metas e objetivos para nós mesmos, depende enormemente de força de vontade e persuasão para se tornar realidade. De nada adianta estabelecermos como objetivo prolongar nossa expectativa de vida, se não fazemos por onde para que isso aconteça. Por essa razão, mudanças de atitude em relação à alimentação, exercícios e saúde mental devem ser acompanhadas de transformações efetivas em nossas vidas.

Que tal adotar já essas recomendações em seu cotidiano?

Já pensou em fazer um Seguro de Vida?

Fazer um Seguro de Vida te protege contra imprevistos e oferece mais tranquilidade a quem você  ama.
Faça uma cotação »