Catarata

O que é?

Catarata é uma doença crônica, progressiva, relacionada à idade, que acomete muitas pessoas após 50 anos de idade. É a opacificação do cristalino que leva à diminuição da visão de forma progressiva, podendo chegar à cegueira se não tratada. Aos 70 anos de idade, cerca de 50% das pessoas terão catarata e aos 80, em torno de 90%. Pacientes diabéticos e usuários de medicamentos contendo corticoides apresentam uma chance maior de desenvolver a doença.

Nossos olhos são responsáveis por 85% do nosso contato com o mundo. Cuidar da visão é essencial para uma melhor qualidade de vida, gozando em sua plenitude as coisas boas que a vida nos oferece.

Prevenção

Evitar fumar pode diminuir a chance de aparecimento da catarata, assim como a proteção contra raios UV, por meio do uso de chapéus e óculos de sol. O uso de vitaminas e suplementos alimentares não se mostrou benéfico na prevenção da catarata. Um bom controle da glicemia em diabéticos diminui a chance de desenvolver catarata e problemas no fundo do olho.

Tratamento

O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. A cirurgia de catarata, chamada facectomia com implante de lente intraocular e facoemulsificação, é realizada em ambiente hospitalar, com sedação e anestesia local.

Por meio de umamicrocirurgia, aspira-se o cristalino e uma lente intraocular é implantada, com o intuito de ajudar no foco do paciente.  A moderna tecnologia permite que alguns pacientes substituam os óculos pelo uso de lentes intraoculares multifocais.

Para mais informações, agende uma consulta com um oftalmologista.

Nome do Autor: Dr. Fernando Zeitounian – CRM 100698 é Especialista em Cirurgia de Catarata e Cirurgia Refrativa pela USP – São Paulo e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.