Uso consciente do celular no trabalho

O avanço das novas tecnologias, aliado ao barateamento de aparelhos celulares e às mudanças culturais e sociais da vida moderna, colabora para o uso cada vez mais intenso do smartphone, que se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia do trabalhador das grandes cidades.  Dentro de todas as tecnologias disponíveis, o celular desponta como a mais utilizada por apresentar diversas funcionalidades em um único aparelho, como e-mail corporativo, GPS, câmera fotográfica, jogos, aplicativos sociais, entre outros.

O uso desse recurso oferece diversos benefícios para o entretenimento, como jogos interativos, consumo de músicas e vídeos por streaming, vídeos em tempo real, etc. No entanto, devemos nos atentar aos locais e momentos em que fazemos uso do aparelho, pois muitos aplicativos são desenvolvidos no intuito de prender a atenção do usuário, como jogos interativos, comunicadores de mensagens instantâneas, WhatsApp, Allo, além de redes sociais baseadas em interações, como Instagram, Facebook e etc. Dependendo dos locais nos quais o celular está sendo usado, aumentam as chances de acidentes, roubos ou furtos de aparelho, além de trazer situações de risco à saúde.

Cuidado ao dirigir

531247770

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): 80% dos motoristas admitem utilizar o celular enquanto dirigem e, devido a esse tipo de conduta, é registrado mundialmente, aproximadamente, 1,3 milhão de acidentes por ano.

Além de causar acidentes de trânsito, o mau uso do celular pode influenciar no cotidiano das pessoas, sendo muitas vezes responsável por causar distrações, que podem resultar em acidente de trajeto ou acidente típico e, em casos mais graves, gerar até afastamento do trabalho.

Problemas de saúde

514464936

Má postura, dores nas costas, ansiedade e problemas de visão, por conta do tempo de exposição à tela, podem mascarar indícios de quadros de nomofobia (do inglês “no mobile phobia”, ou seja, medo de ficar sem o celular). O transtorno psicológico pode desencadear casos de depressão, além de trazer problemas como a falta de concentração, sedentarismo, tendinite e até má alimentação.

Outro ponto importante são os acidentes de trabalho. Por estar distraído ao falar ou digitar no celular, o funcionário pode sofrer acidentes de trabalho, como quedas, tombos e escorregões, além de outros casos mais graves.

Dicas para o dia a dia

491218864

É de extrema importância mudar hábitos para prevenir acidentes e melhorar sua qualidade de vida. Simples gestos como escolhas de horários e locais ideais para utilização desses aplicativos podem fazer toda a diferença. Veja nossas dicas:

  • Durante a condução de veículos, atenção total ao trânsito. Nunca digite ao dirigir.
  • Ao caminhar, desvie de objetos e transeuntes. Sem o uso de celular, você evita quedas e fica mais atento ao seu redor.
  • Cuidado com a postura. Evite ficar com o pescoço dobrado e o queixo muito perto da nuca. Prefira elevar o aparelho para altura dos olhos.
    Regule o brilho da tela e o tamanho da fonte de leitura, assim, evita forçar demais a visão.
  • Evite quedas e não use o celular ao subir ou descer escadas.
  • Cuidado ao fotografar, não corra riscos a acessar locais altos ou sem segurança. Mais vale o cuidado com a sua vida do que uma foto compartilhada com seus amigos.
  • Regule o brilho da tela e o amanho da fonte de leitura, assim, evita forçar demais a visão.
  • Estipule horários para checar e-mails e usar aplicativos de redes sociais. Isso colabora para sua concentração e reduz as horas de uso do aparelho.

Seguindo essas medidas básicas você consegue evitar transtornos decorrentes de acidentes e melhor sua relação com o uso das novas tecnologias.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Com colaboração de Leandro Melero e Rodrigo Ragazini, analistas de Segurança do Trabalho do Saúde Ocupacional e Bioqualynet.