Trauma dentário: o que fazer em situações de acidente ou fratura bucal?

Pequenas quedas ou acidentes do dia a dia podem resultar em um dente quebrado ou machucados na região bucal. Seja em atividades esportivas ou em um simples momento de distração, de repente, surge a dúvida: quebrei um dente, o que fazer?

No post de hoje preparamos algumas dicas para te ajudar nessas situações. Confira os casos mais comuns de fraturais bucais e como proceder em cada um deles.

Corte ou sangramento

A primeira providência é colocar sobre o ferimento uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, a fim de controlar o sangramento. Em seguida, o indicado é procurar o auxílio de um médico ou dentista de um pronto atendimento, para que este defina se há ou não necessidade de sutura.

Fratura do dente

Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista.

Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor. Um escurecimento na coroa do dente pode indicar uma perda de vitalidade do dente, e um tratamento de canal se faz necessário.

Em dentes de leite, nem sempre esta alteração significa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deverá ser consultado, para fazer o tratamento ou acompanhamento.

E se houver perda total do dente permanente?

O reimplante do dente permanente é indicado, mas para que haja sucesso são necessárias algumas condutas:

  • controlar o sangramento com gaze ou pano limpo;
  • recolher o dente e pegá-lo pela coroa (parte de cima), não encostando na raiz;
  • remover cuidadosamente resíduos com leite ou soro, sem esfregá-lo;
  • colocá-lo de volta no seu lugar (no alvéolo) e procurar o dentista. Mas se não conseguir colocar o dente no lugar, também o mantenha no leite, soro ou saliva e vá rapidamente leve ao dentista.

Esse procedimento não pode ser feito com o dente de leite. Diante de qualquer situação de trauma, antes de tudo deve-se manter a calma, agir com rapidez e procurar imediatamente o dentista de sua confiança.

Colaborou: Dra. Andrea Romano. (CRO 72258), cirurgiã-dentista referenciada Porto Seguro Odontológico.