Rir é o melhor remédio: 10 benefícios do riso para a saúde

De liberação de endorfina até o fortalecimento dos músculos, rir traz benefícios para o corpo e para a mente

Você com certeza já ouviu dizer que rir é o melhor remédio. Mas será que é verdade mesmo? De acordo com a ciência, sim! E os benefícios vão muito além de melhorar o humor, ajudar a relaxar ou aumentar a autoestima. Afinal de contas, o riso é inato ao ser humano. Até mesmo os bebês, que ainda não sabem como reagir ao mundo à sua volta, sabem rir. E o ato está, na maioria das vezes, associado a sentimentos positivos.

Com o tempo, perdemos o hábito do riso solto, mas, sempre que ele aparece, o nosso organismo sente o impacto positivo que ele traz. Quer saber quais são esses benefícios? Então continue lendo este artigo que a gente conta!

Libera endorfina

Ao sorrirmos, mesmo quando não estamos com vontade, o movimento dos músculos, ossos e nervos da face enviam um sinal para o cérebro, indicando que está na hora de liberar endorfina. Essa substância é conhecida como o hormônio do bem-estar e é responsável por proporcionar a sensação de conforto, disposição, alegria e, até mesmo, alívio da dor. E a boa notícia é que seus efeitos são sentidos por até duas horas após a liberação, mesmo que o riso dure apenas alguns segundos.

Fortalece o sistema imunológico

A endorfina liberada pelo riso também ajuda a reduzir o estresse e a aumentar o número de células imunes e anticorpos no organismo. Essas moléculas atuam diretamente no sistema imunológico, protegendo o corpo contra agentes invasores, como vírus e bactérias. Por isso, quem tem o costume de rir com frequência não só leva uma vida mais leve, como também tem menos tendência a desenvolver doenças e infecções.

Protege o coração

Quando alguém sorri, o fluxo sanguíneo aumenta, o que ajuda a melhorar a função dos vasos. Essa ampliação de intensidade também protege o coração contra ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares, pois ajuda a reduzir a quantidade de c-reativa no organismo. Quando essa proteína é detectada, é indício de que o corpo está enfrentando uma inflamação e possui um alto risco de desenvolver problemas relacionados ao coração.

Ajuda a limpar os pulmões

Quanto mais nós rimos, maior é a quantidade de ar que entra e sai do organismo. Esse aumento na circulação de oxigênio faz com que o corpo elimine mais dióxido de carbono e, junto com ele, outros vapores ruins que ficam concentrados nos pulmões. Por isso, o ato de rir promove uma desintoxicação natural nos órgãos, deixando-os ainda mais fortes.

Ajuda a tonificar a pele do rosto

Ao sorrirmos, nós ativamos entre 12 e 24 músculos faciais. Já se a gargalhada for intensa, o número pode chegar a 84! Todo esse movimento ajuda a tonificar a pele do rosto, deixando-a mais esticada e prevenindo o surgimento de rugas e linhas de expressão, além de queimar algumas calorias no processo.

Melhora a digestão

Além dos músculos da face, rir também estimula os músculos abdominais. Esses movimentos fazem uma leve massagem no sistema gastrointestinal, facilitando o processo digestivo e auxiliando no funcionamento do sistema hepático, responsável por eliminar as toxinas do organismo e controlar os níveis de colesterol.

Regula a pressão e o colesterol

A pressão alta está diretamente ligada ao estresse e, como já falamos nos tópicos anteriores, rir proporciona uma sensação de bem-estar que ajuda a diminuir os níveis de irritação e nervosismo. Além disso, ajuda a regular o fluxo sanguíneo e a limpar os vasos de sangue, o que contribui para manter o problema sob controle. Essa limpeza também previne que as veias fiquem entupidas e ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), essencial para o bom funcionamento do fígado.

Eleva a autoestima

O sorriso ajuda a melhorar o humor e a aumentar a autoconfiança, o que, consequentemente, também tem um impacto positivo na autoestima. Por isso, muitos hospitais oferecem a chamada “terapia do riso” para os pacientes internados, já que uma boa risada é capaz de afastar sensações desagradáveis vivenciadas por quem está passando por algum tipo de tratamento, como tristeza, medo e insegurança. 

Ajuda a criar relações de confiança

Sorrir para uma pessoa contribui para gerar mais empatia e confiança. Afinal de contas, um sorriso no rosto mostra que você está disposto a receber o outro da forma mais acolhedora possível, sem julgamentos. Isso permite que as pessoas fiquem mais confortáveis para compartilhar seus sentimentos com você, mesmo que vocês não sejam muito próximos.

Inspira emoções positivas

Nossas emoções também impactam no comportamento do outro. Isso porque, enquanto seres humanos, nós somos influenciados pelo ambiente, ou seja, se estivermos perto de alguém estressado, as chances de nos irritarmos são grandes. Por outro lado, quando estamos perto de alguém que encara a vida de uma forma mais leve, a tendência é que essa leveza seja compartilhada.